O vereador Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PV), participou, ontem (8) pela manhã, de reunião com o presidente da Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste), João Batista de Paula Rodrigues, para debater a necessidade de votação do Projeto de Lei nº 87/2011, que dispõe sobre a proibição do uso de sacolas plásticas à base de polietileno ou de derivados de petróleo a partir de 2 de janeiro de 2012. Segundo Pinguim, a propositura ainda está sendo analisada pelas comissões da Câmara, por isso não deve entrar na pauta de votação antes do recesso, iniciado no dia 15 deste mês.
“Caso a gente não vote essa proposta antes do recesso, iremos aguardar uma definição sobre esse mesmo tema que passará a valer para todo Estado”, afirmou Pinguim. Em maio deste ano, o governador assinou um acordo com o presidente da APAS - Associação Paulista de Supermercados, João Galassi, e com o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, que prevê o fim da distribuição das sacolas plásticas até o dia 25 de janeiro de 2012. “
Pinguim destacou, ainda, que existe muita discussão em outros municípios sobre a possibilidade de um vereador apresentar um projeto de lei a respeito desse assunto. “Vamos verificar como está sendo cumprido o acordo feito entre o governador e a APAS no próximo ano, analisando a necessidade de votação de projeto sobre o mesmo tema no município”, afirmou Pinguim. Caso a maioria dos estabelecimentos continue distribuindo a sacola plástica feita de derivados de petróleo, ele acredita que deve levar o projeto para votação alterando apenas a data de proibição.
Publicado em: 09/11/2011 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal