Notícias

Notícias da Câmara

PERIGO NO AR: ITABERABA APELA CONTRA O USO DO CEROL

O presidente da Câmara Municipal Raimundo (Itaberaba) da Silva Sampaio (PSDB) protocolou hoje (11) Moção 03/08 que “Manifesta apelo ao prefeito municipal José Maria de Araújo Jr (PSDB) para o cumprimento das Leis Municipais de números 2357/98 e 2817/03, que proíbem a venda e o uso de Cerol, que é uma mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído aplicada nas linhas dos papagaios e pipas para cortar a linha de outras pipas e papagaios e que acabam matando pessoas”.

O parlamentar justifica a propositura em reconhecimento da louvável e justa preocupação da população com relação à intensidade de ferimentos e mortes ocasionados pela prática constante e freqüente do ato de empinar pipas e papagaios com cerol.

“Todas as funções do vereador são nobres e importantes, como legislar, fiscalizar, julgar e assessorar, porém a função primordial vai mais além, para fazer jus ao significado etimológico de sua função de verear - que é administrar – o vereador se torna o guardião do bem estar e segurança da sociedade”,diz.

Ainda segundo ele, é o vereador quem, verdadeiramente, consolida a democracia, no contato direto com eleitor, como representante político do povo e na luta pela garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes. “Assim sendo, solicito que sejam providenciadas urgentes medidas que fiscalizem e proíbam tal conduta de ‘brincar’ com cerol em papagaio e pipas, a fim de resgatar o estado democrático do direito a paz, a garantia aos direitos humanos efetuando-se, com isso, a prioridade dos direitos de crianças e adolescentes de receber orientações emergentes, apreendendo a brincar com segurança e com inocência, inofensivamente, sem oferecer perigo”.

Os motociclistas são as principais vítimas, que em caso de acidentes tem alguma parte de seu corpo cortada, principalmente o pescoço devido a falta de proteção.

“Desta forma, atendendo aos munícipes de Santa Bárbara d’Oeste, que clamam por imediatas e urgentes medidas que inibam, coíbam e apurem o uso de cerol e responsabilizem os culpados, apelo para a realização de uma Campanha Municipal – ‘CEROL NÃO’ a exemplo da Campanha Nacional, através de um projeto social e educacional com duração indeterminada, com a finalidade de conscientização e prevenção de acidentes com o uso indevido do cerol”.

Itaberaba sugere ainda que a Campanha Municipal seja primordialmente realizada nas escolas estaduais, municipais e particulares do município, bem como uma parceria com as secretarias de Educação, Cultura, Esportes e Saúde, com o apoio da Polícia Civil, Militar e da Guarda Civil.

“Eu já soltei pipas quando garoto, porém sem cerol. Vejo que o nosso papel é conscientizar a nova geração para não usar cerol e soltar pipas longe das redes elétricas, curtindo a brincadeira sem oferecer perigos. PAPAGAIO LEGAL NÃO TEM CEROL! COM OU SEM SOL SOLTE PIPA SEM CEROL!”, finaliza o presidente.





Publicado em: 11/01/2008 00:00:00

Publicado por: Câmara Municipal