O vereador Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PDT), a pedido de comerciantes da Zona Leste, promoveu hoje (24) uma reunião na rua Curitiba, com o objetivo de debater e apresentar sugestões de melhorias para a segurança pública naquela região da cidade. Além do parlamentar e de representantes de diversos estabelecimentos comerciais, estiveram presentes no encontro o vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), o comandante da Guarda Municipal, Joel Soares, e o capitão Humberto de Alencar Ventura, da 2ª Companhia da Polícia Militar.
Durante a reunião, os comerciantes reclamaram dos constantes casos de furto e roubo ocorridos naquela região, principalmente na rua do Algodão. Preocupados com a possibilidade de que em um próximo assalto, além de prejuízo financeiro, os assaltantes façam alguma vítima, eles cobraram ações mais efetivas tanto da PM quanto da Guarda Municipal. Entre as sugestões apresentadas estava a reativação de base comunitária da Guarda Municipal no bairro Cidade Nova.
Os representantes da Segurança Pública destacaram que o aumento no nível de criminalidade, infelizmente, é generalizado, em todo o País. Eles ressaltaram também que, em casos de ocorrências policiais constantes em determinadas áreas, o policiamento ostensivo é ampliado naquele local. “Devido ao grande número de ocorrências e a uma defasagem momentânea no efetivo, em funções de cursos realizados em São Paulo, temos encontrado dificuldade em efetuar trabalho preventivo. Mas as rondas a pé e de motocicleta continuam sendo feitas na cidade”, afirmou capitão Ventura. Ele lembrou que no próximo ano um novo concurso para a contratação de soldados da PM deve ser realizado pelo governo estadual, e pediu que a população incentive os jovens barbarenses a participar desse processo seletivo, para que os oficiais contratados permaneçam na cidade.
Já o comandante Soares, apesar de ressaltar que a Guarda Municipal tem como função a preservação do patrimônio público, afirmou que os guardas têm contribuído muito com o Governo do Estado na realização de rondas e patrulhamento, coibindo a ação de pessoas mal-intencionadas. Ele também explicou que existem projetos na Secretaria Municipal de Segurança para a instalação de seis bases do CIC (Centro Integrado de Cidadania) em diferentes bairros, além do monitoramento de quatro áreas comerciais, no Jardim Europa, Mollon, Cidade Nova e Centro. Para a implantação dessas propostas, no entanto, o município necessita de recursos.
“Acho que a reunião foi produtiva, para que os comerciantes fiquem mais calmos, percebendo que os representantes da Segurança Pública têm conhecimento dos assaltos realizados nesse bairro e estão empenhados para evitar novas ocorrências”, disse Pinguim. Ele também pediu a colaboração da população, para que sejam feitas denúncias de situações suspeitas pelo 181 (Disque Denúncia), que garante sigilo absoluto do denunciante. Por meio de uma senha, recebida durante a ligação, esse cidadão pode acompanhar os resultados obtidos pelas polícias Civil e Militar.
Publicado em: 24/09/2010 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal