A Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste realizou, na noite desta segunda-feira (17), a sessão solene de entrega da Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares, honraria instituída pelo Decreto Legislativo nº 02/2002 e concedida a pessoas, grupos ou entidades que se destacam no combate ao racismo e na valorização da cultura afro-brasileira no município.
A escolha dos homenageados, responsabilidade dos representantes do Movimento Negro barbarense desde 2022, garante que a condecoração reflita o trabalho de lideranças e coletivos atuantes diretamente nas pautas raciais da cidade.
Neste ano, receberam a medalha: Zulmira Correia dos Santos, indicada pela Associação Cultural e Beneficente Carolina Maria de Jesus; Luiz Paulo Camilo, indicado pela Associação Casa de Culto de Nzazi Luango; Neuza Vitalina Lopes da Silva, indicada pela Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro; Maria de Fátima Euzébio Vicente, indicada pelo Samb’Ajuda; João Amâncio de Campos, indicado pela Pastoral Afro; Luciane Rodrigues, indicada pela UNEGRO – Americana e Santa Bárbara; Divina Ribeiro Valotti, indicada pela Tenda de Umbanda “Vó Maria do Rosário”; e Eliana Cristina Rodrigues, indicada pelo ABC Moria Mirim.
A cerimônia aconteceu no Plenário Dr. Tancredo Neves e contou com apresentações musicais, além da presença de autoridades municipais, membros de entidades culturais e familiares dos homenageados. O evento integra a programação do Mês da Consciência Negra, dedicado a reconhecer ações e trajetórias que fortalecem a luta antirracista e promovem a valorização da cultura afro-brasileira.
A Medalha Zumbi dos Palmares é uma das principais honrarias concedidas pelo Legislativo barbarense e simboliza o reconhecimento da cidade a iniciativas que contribuem para uma sociedade mais justa, plural e igualitária.
Publicado em: 18/11/2025 14:09:26
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684