O vereador Juca Bortolucci visitou hoje (13) as instalações do Centro de Controle de Zoonoses, para saber se o órgão está realizando castração em cães e gatos no município. No dia 28 de janeiro, o então governador José Serra assinou o decreto nº 55.373, que instituiu o Programa Estadual de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos, autorizando a Secretaria de Meio Ambiente do Estado a celebrar convênios com os municípios para a implementação do programa.
O Diário Oficial do Poder Executivo do Estado de São Paulo publicou, no dia 4 de maio deste ano, a aprovação do convênio, destinando R$ 79 mil para Santa Bárbara d’Oeste, com o objetivo de controlar a população de cães e gatos, por meio de castração ou identificação dos animais. Conforme o vereador apurou hoje, em conversa com o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses do município, Wilson Guarda, o local não possui sala cirúrgica nem instalações físicas que atendam à legislação exigida para realização das cirurgias de castração.
Juca disse que na próxima semana estará se reunindo com o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Eli Ribeiro, para solicitar informações de como deverá ser usada esta verba de R$ 79 mil, que deve ser destinada ao controle de cães e gatos no município. “Esta minha visita foi para saber se o Centro de Controle de Zoonoses possui profissionais e instalações adequadas para as cirurgias de castração dos cães e gatos. Caso contrário, gostaria de saber como eles irão aproveitar essa verba destinada pelo governo estadual”, disse.
Publicado em: 13/08/2010 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal