O vereador Carlos Fontes (União Brasil) encaminhou ofício ao superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-SP), Danilo de Barros Nunes, solicitando a inclusão da Lei Municipal nº 4.721/2025 no processo de tombamento do Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, de propriedade do União Agrícola Barbarense Futebol Clube.
A referida lei, de autoria do próprio parlamentar e aprovada pela Câmara Municipal no último dia 6, declara de interesse cultural, histórico e esportivo o tradicional estádio barbarense, reconhecendo sua relevância para a memória coletiva, o desenvolvimento esportivo e o patrimônio cultural de Santa Bárbara d’Oeste.
No Ofício nº 13/2025 – GVCF, Carlos Fontes também solicita o agendamento de uma reunião presencial com o superintendente do IPHAN-SP para tratar do andamento e das próximas etapas do processo, que tramita sob o protocolo nº 01506.000.652/2024-00.
“O Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães tem importância simbólica, social, arquitetônica e imaterial para nossa cidade. É um espaço de memória afetiva e de identidade barbarense. A anexação dessa lei reforça o pedido de tombamento e o reconhecimento da relevância histórica do local”, afirmou o vereador.
O documento, enviado nesta sexta-feira (10), reforça o empenho do Legislativo municipal na preservação de bens que representam o patrimônio cultural e esportivo de Santa Bárbara d’Oeste. A Lei nº 4.721/2025 segue agora para análise e registro junto ao IPHAN-SP, integrando o processo que visa à proteção definitiva do estádio — palco de décadas de história do futebol barbarense e símbolo da comunidade local.
Publicado em: 10/10/2025 14:52:23
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684