Três Projetos de Lei apresentados pelo vereador Valmir Alcântara de Oliveira, o Careca do Esporte, preveem a denominação das ruas do loteamento Residencial Mollon Ville, em Santa Bárbara d’Oeste, em homenagem a membros da tradicional família Mollon, pioneira na ocupação da região Leste do município.
O Projeto de Lei nº 143/2025 denomina a atual Rua “A” como Rua Dr. Mauricio Mollon. Médico oftalmologista formado pela PUC-Campinas, Mauricio nasceu em 1962 e faleceu em 1992, aos 29 anos. Neto de Antônio e Santa Bertie Mollon, e bisneto do imigrante italiano Ferdinando Mollon, ele pertencia a uma das famílias responsáveis pela expansão urbana na cidade.
Já o Projeto de Lei nº 144/2025 dá o nome de Rua Morgana Mollon à Rua “B” do loteamento. Morgana nasceu em 1986 e faleceu tragicamente aos 1 ano e 8 meses em um acidente. Era bisneta de Antônio Mollon e tataraneta de Ferdinando Mollon, imigrante oriundo de Solesino, província de Pádua, na Itália.
Por fim, o Projeto de Lei nº 145/2025 propõe que a Rua “C” receba o nome de Santa Bertie Mollon, nascida em 1906 em Rio Claro e falecida em 1993. Casada com Antônio Mollon, foi pioneira na implantação de loteamentos na zona Leste de Santa Bárbara, como a Vila Mollon e o Jardim Mollon II, empreendimentos que depois tiveram continuidade com seus filhos, responsáveis pela criação dos bairros Jardim Mollon III, IV e o atual Mollon Ville.
Segundo Careca do Esporte, a iniciativa busca preservar a memória de personalidades que contribuíram para a história da cidade. Após a aprovação em plenário e sanção do Executivo, as placas denominativas deverão ser instaladas pela Prefeitura.
Publicado em: 01/10/2025 17:36:46
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684