Cerca de 60 alunos da 8ª série da Escola Estadual “Prof. Attílio Dextro” participaram hoje da 5ª reunião simulada do projeto Câmara do Futuro. Essa foi a primeira sessão depois de um período de recesso devido às férias de julho nas escolas públicas e privadas de Santa Bárbara d’Oeste. No Legislativo, os estudantes foram recepcionados pelo presidente da Câmara, Anízio Tavares (DEM), e pelos vereadores Ademir da Silva (PT), Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), e Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PDT). Na quarta-feira, a Câmara deve receber mais de 100 estudantes da Escola Estadual “Prof. Eduardo Silva”.
Durante a reunião simulada, os alunos debateram oito projetos de lei e uma moção. Entre as propostas destacam-se o projeto de autoria da aluna Larissa Parussolo, que dispõe sobre a coleta seletiva no município, e a moção, da vereadora Geiciane de Souza Chiarelli, manifestando repúdio aos casos de pedofilia. De acordo com o professor Adalberto Ricci, que coordenou o treinamento na escola, a participação no projeto cria verdadeiros cidadãos, demonstrando aos alunos quais são os seus direitos e de que forma podem cobrar o poder público.
O Programa Câmara do Futuro é desenvolvido pelo Legislativo barbarense em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Americana e com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste. Os estudantes envolvidos no projeto recebem cartilhas explicativas, além de transporte, lanches e certificados de participação. Em sete anos, o projeto já atingiu mais de 26 mil crianças e adolescentes do município. Em 2010, as reuniões simuladas tiveram início no dia 28 de junho e devem ser encerradas no dia 29 de outubro.
Publicado em: 02/08/2010 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal