Nove escolas públicas e estaduais já participaram do Projeto Câmara do Futuro 2025. Durante as sessões simuladas da Câmara Municipal, os estudantes apresentaram 16 projetos de lei, 20 moções, 17 requerimentos e 59 indicações.
As propostas abordam campanhas de conscientização sobre preservação de bens públicos, trânsito seguro, combate ao racismo, reciclagem e prevenção de jogos de apostas. Também incluem ampliação de horários de vacinação, fornecimento de medicamentos, atendimento psicológico e melhorias nos prontos-socorros.
Há ainda medidas de proibição de plásticos descartáveis, incentivo à arborização, combate a queimadas e incentivo à reciclagem, além de ações para pavimentação de ruas, instalação de semáforos, revitalização de praças, criação de áreas de lazer e melhorias em parques. Na área de segurança, os alunos sugeriram intensificação de rondas escolares e maior presença da Polícia Militar em bairros e áreas públicas.
Os estudantes também apresentaram moções de aplauso para professores, lideranças comunitárias e profissionais que se destacam em suas áreas. Segundo o presidente da Câmara, Júlio César Kifí, “a Mesa Diretora fez questão da retomada do projeto, contando com o apoio da Diretoria de Ensino de Americana, para que mais estudantes possam conhecer e participar do processo legislativo desde cedo”.
O projeto Câmara do Futuro deste ano deve receber mais 13 escolas estaduais e quatro municipais, com a expectativa de participação de mais de mil alunos. A iniciativa permite aos estudantes vivenciarem o processo legislativo e desenvolver responsabilidade social e protagonismo juvenil.
Publicado em: 01/09/2025 17:30:40
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684