Notícias

Notícias da Câmara

Vereador cobra novo horário de ônibus para atender estudantes e reduzir superlotação na Linha 102 do Cruzeiro do Sul

Visualize fotos

Aprovado na reunião ordinária desta terça-feira (08), o Requerimento nº 453/2025 traz a reivindicação do vereador Carlos Fontes à Prefeitura barbarense por informações e providências quanto à inclusão de um novo horário de ônibus da Empresa Nova Via na Linha 102 – Centro/Cruzeiro do Sul, às 16h30. A proposta visa a atender principalmente estudantes que deixam as escolas nesse período e reduzir a superlotação registrada no coletivo das 17h00.

 

No documento, o parlamentar ressalta que a Linha 102 é uma das mais movimentadas do município, especialmente nos horários de pico, transportando não apenas alunos, mas também trabalhadores, moradores e idosos. Segundo Fontes, por volta das 17h, o ônibus opera lotado, causando desconforto e risco à segurança dos passageiros, sobretudo idosos, gestantes e mães com bebês de colo, que muitas vezes são obrigados a permanecer em pé.

 

"A melhoria no transporte público impacta diretamente na qualidade de vida da população e no desempenho escolar dos estudantes. É preciso buscar alternativas para garantir conforto e segurança a todos", afirmou o autor, cujos questionamentos para a Administração Municipal e a Secretaria de Mobilidade Urbana dizem respeito à existência de estudos técnicos para reforço da frota; previsão de inclusão de um novo horário ou veículo extra; possíveis impedimentos técnicos, contratuais ou logísticos; média de passageiros transportados às 17h00; e medidas emergenciais para melhorar o atendimento.

 

Carlos Fontes destaca, ainda, que esta não é a primeira vez que apresenta a solicitação. Em 2023, o parlamentar já havia protocolado o Requerimento nº 130/2023 com o mesmo pedido. Na ocasião, o prefeito Rafael Piovezan, por meio do secretário de Governo Joel Cardoso, respondeu no Ofício nº 135/2023 – SG que "não se justificava, naquele momento, atender à solicitação".

 

O novo requerimento foi aprovado por unanimidade e, agora, segue para análise do Executivo, que deverá responder dentro do prazo legal.





Publicado em: 14/08/2025 08:04:37

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565