CPI que investiga demora no atendimento visita PS Dr. Édison Mano

Visualize fotos
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) designada para investigar a excessiva demora nos prontos-socorros do Município realizou, nesta sexta-feira (08/03), uma vistoria detalhada no Pronto-Socorro Dr. Édison Mano. Durante a visita, essa comissão observou desde o condicionamento do lixo hospitalar até as condições físicas do prédio. A primeira conclusão do grupo é que a raiz dos desafios enfrentados não está na estrutura, mas sim na carência de profissionais.

De acordo com o vereador Felipe Corá, a falta de recursos humanos é o verdadeiro obstáculo à eficiência do atendimento no pronto-socorro. Ele ressalta, ainda, que essa reivindicação já era apontada pela própria CPI, que antes da visita havia promovido oitivas na sede do Legislativo, que o prefeito Rafael Piovezan sinalizou positivamente para esse apontamento, anunciando a contratação de profissionais.

Membro da comissão, o vereador Celso Ávila também destacou a necessidade de mais médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas para esse PS e destacou o fato de a comissão já ter encaminhado um ofício nesse sentido ao chefe do Executivo. “A notícia de que o prefeito atenderá a essa demanda, convocando profissionais aprovados em um recente concurso, será um ganho importante para a população local”, afirmou.

Para o vereador Nilson Araújo, outro integrante da CPI, a presença física dos membros da comissão na unidade de saúde é crucial para compreenderem a realidade enfrentada pela população, bem como para apurar os fatos e identificar possíveis irregularidades. “Nosso objetivo não é perseguir, mas sim apresentar as constatações à administração”, explicou, destacando que o grupo se surpreendeu positivamente com a ala pediátrica, inaugurada em 2019, mas tem como fogo, neste momento, acompanhar de perto os horários de troca de turno dos médicos, garantindo a presença adequada e registrando o efetivo cumprimento das responsabilidades.  Além disso, a comissão planeja retornar regularmente para verificar a disponibilidade de medicamentos e garantir a continuidade do trabalho de fiscalização.

A CPI que investiga a excessiva demora no atendimento nos prontos-socorros, recomendada à Câmara Municipal pelo Ministério Público, tem o intuito de identificar as causas da demora no atendimento e para responsabilizar os envolvidos nas falhas no sistema de Saúde do Município. Segundo os vereadores, uma investigação completa e imparcial pode ajudar a Prefeitura a encontrar soluções eficazes para esse problema.

Como o próprio nome já indica, uma Comissão Parlamentar de Inquérito tem poder de investigação próprio das autoridades judiciais e seus integrantes podem requisitar documentos, intimar testemunhas e determinar a condução de testemunhas faltosas. No entanto, a CPI não julga as pessoas, ela investiga fatos e, ao final, encaminha suas investigações para as autoridades competentes.

A visita desta tarde foi acompanhada pelo secretário adjunto de Saúde do Município, Rodrigo Ito, e por profissionais da própria unidade.

Publicado em: 08/03/2024 18:05:44