A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste aprovou, por unanimidade, na última semana, a Moção nº 504/2023, uma iniciativa que visa instar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a aprimorar a qualidade de seus serviços, garantir tarifas acessíveis, promover a expansão das áreas de entregas e estabelecer uma melhor estrutura de atendimento nos municípios. A moção também destaca a importância de maximizar os resultados operacionais, comerciais e de atendimento por meio de uma gestão técnico-profissional, abertura de concurso público e a manutenção da empresa como pública, visando atender amplamente às necessidades da população.
Nessa moção, Carlos Fontes destaca a importância estratégica dos Correios como uma parte fundamental da logística nacional, contribuindo para o desenvolvimento e a integração do país. Além disso, ele enfatiza que os Correios é uma empresa estatal superavitária, não dependente dos recursos do Tesouro Nacional. Além disso, o parlamentar destaca que a empresa é responsável por facilitar operações vitais para os órgãos públicos em todos os níveis de governo, recebendo impostos e taxas, efetuando o pagamento de benefícios sociais, inscrições em cadastros e concursos, logística de eleições, distribuição de material educativo e a entrega segura de provas de concursos públicos.
No entanto, a moção também ressalta a necessidade de modernização contínua da empresa, garantindo a qualidade e a eficiência de seus serviços. Para isso, é defendida uma gestão técnico-profissional, liderada por especialistas em suas áreas de atuação, com relações transparentes com a sociedade, conforme preconiza a Lei das Estatais (Lei 13.303/16). Um dos pontos críticos abordados no documento é a ausência de contratações de funcionários desde 2011, o que resultou em desafios significativos no atendimento e distribuição em muitos municípios, devido à falta de mão de obra para lidar com o crescente volume de encomendas.
Publicado em: 19/09/2023 14:02:10
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684