Notícias

Notícias da Câmara

Vereadora acompanha ações sobre prevenção de acidentes com escorpiões

Visualize fotos

A vereadora Kátia Ferrari acompanhou, nesta terça-feira (29 de agosto), ação conjunta entre Prefeitura e Secretaria de Estado da Saúde, visando à prevenção de acidentes com escorpiões. Hoje, a ação ocorreu no Conjunto Habitacional Roberto Romano.

A iniciativa teve início dia 21 de agosto, no Jardim Europa 4, com visitas casa a casa pelos agentes, para inspeção dos imóveis, distribuição de material informativo e orientações sobre medidas simples que podem prevenir a ocorrência de escorpiões. Nesta semana, irá seguir no Romano e depois irá para o Parque do Lago. As atividades são desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Zoonoses e contam com apoio de uma equipe do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XVII – Campinas) da Secretaria de Estado da Saúde.

“É uma ação muito importante de prevenção a acidentes com escorpiões, por isso, fiz questão de acompanhar as atividades dos profissionais, que estão de parabéns pelo excelente  trabalho. Paralelamente, estou protocolando na Câmara barbarense indicações  para realização de “Cata- Treco” nos bairros Jardim Europa IV, Conjunto Habitacional Roberto Romano, Parque do Lago e Vista Alegre”, disse.

Prevenção

Nos próximos meses, até o final do ano, ocorre o período de maior incidência de acidentes com escorpiões. Nessa época, é necessário redobrar os cuidados e a atenção quanto à prevenção, principalmente em relação às crianças e aos idosos.

Entre as medidas que devem ser adotadas para evitar a presença de escorpiões nos imóveis estão: vedação da rede de esgoto; fechamento de frestas em portas, janelas e caixas de gordura; eliminação de material inservível e de entulhos que podem servir como abrigo; manutenção do lixo em local fechado; verificação de roupas e calçados antes de vestir; e distanciamento de camas das paredes, entre outras.

Em caso de acidente, o cidadão deve procurar imediatamente atendimento médico e não realizar procedimentos caseiros. No caso de crianças menores de 10 anos, os pais devem procurar preferencialmente o Pronto Socorro “Dr. Edison Mano”.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância em Zoonoses pelo telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.





Publicado em: 29/08/2023 16:42:57

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684