Notícias

Notícias da Câmara

Comissão sobre segurança nas escolas visita a Emefei Telma Laudissi

Visualize fotos
Os membros da Comissão de Representação de Segurança nas Escolas, criada pelo Ato da Presidência nº 11/2023, visitaram, nesta sexta-feira (25), a EMEI Profª Telma Laudissi D’Ávilla. Nessa unidade, além da equipe pedagógica, eles foram recepcionados pela secretária municipal de Educação, Tânia Mara da Silva, e pelo secretário-adjunto de Governo, Miguel Brito. Aos representantes do Executivo, essa comissão apresentou uma série de questionamentos durante a visita.
 
“Estivemos nessa unidade de ensino para verificar se a escola possui um sistema de controle de acesso, assim como plano de evacuação e procedimento de segurança em casos de emergência. Também observamos se a iluminação existente é adequada, sobretudo em áreas como corredores, pátios e estacionamento”, explicou Eliel Miranda, integrante da comissão junto ao presidente da Câmara, Paulo Monaro, e ao vereador Bachin Jr.  
 
Outros pontos vistoriados pelos parlamentares foram cercas e portões, para limitar o acesso não autorizado, assim como câmeras e equipe de segurança treinada para lidar com situações de emergência. Ainda na visita, a comissão também avalia se os funcionários e alunos têm recebido treinamento para procedimentos de segurança e verifica se existe algum sistema de alarme. Além, a comissão também observa se a escola restringe o acesso a alunos em áreas perigosas e se adota medidas para prevenir atos de vandalismo. Por fim, a última checagem é relativa à existência de kits de primeiros-socorros disponíveis em locais estratégicos. 
 
“Já temos uma reunião agendada com os secretários de Educação e de Segurança, Trânsito e Defesa Civil para a próxima quarta-feira (30). Pretendemos relatar os pontos observados e sugerir melhorias, com o intuito de garantir mais segurança à comunidade escolar”, explicou o presidente Paulo Monaro. Ele lembra que essa comissão de segurança nas escolas foi criada depois do registro de ataques violentos, com vítimas fatais, em outras cidades. “Na época, a Prefeitura divulgou uma série de ações para conter a violência nessas unidades de ensino. Estamos fiscalizando as escolas, para ver o que foi efetivamente realizado”, concluiu.




Publicado em: 28/08/2023 13:54:49

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684