Diante da crescente preocupação com acidentes envolvendo picadas de escorpiões, aracnídeos e serpentes venenosas, o vereador Celso Ávila apresentou, hoje (18), na Câmara Municipal, o Requerimento Nº 741/2023. Por meio desse documento, o parlamentar procura obter informações esclarecedoras sobre a disponibilidade de soros antiescorpiônicos, antiaracnídicos e antiofídicos na região.
“Este requerimento foi motivado pelo trágico incidente ocorrido em 2018, quando uma criança de 10 anos veio a óbito, depois de ser picada por um escorpião no município barbarense”, afirmou Celso Ávila. O parlamentar destacou que a falta desses soros no Município parecer ainda ser um desafio de saúde pública, por isso ele afirma ter tomado a iniciativa de buscar respostas, a fim de informar adequadamente a população e contribuir para a segurança coletiva.
No pedido de informações, o vereador pergunta qual é a orientação oficial da Prefeitura para a população em caso de picadas de escorpiões. Ele também indaga para onde esses munícipes são encaminhados, se para o Hospital Santa Bárbara, um pronto-socorro ou UBS(Unidade Básica de Saúde). Ainda no requerimento, Celso Ávila pergunta o total de doses de soro antiescorpiônico disponíveis em Santa Bárbara d’Oeste atualmente e se as unidades de saúde do Município estão aptas a atender essa situação de emergência.
O parlamentar também aproveita o requerimento para questionar se a Prefeitura possui cronogramas de dedetização para controlar a proliferação de escorpiões e, em caso afirmativo, se esse cronograma pode ser compartilhado com a população. Outros questionamentos apresentados nesse pedido de informações são relativos à existência de alguma campanha permanente de orientação relacionada ao combate de escorpiões, à adesão do Município a algum evento estadual relativo ao tema e o número total de atendimentos relacionados a escorpiões promovidos até o momento.
“O propósito fundamental dessas perguntas é proporcionar clareza à população e garantir medidas eficazes para a prevenção e o tratamento adequado em casos de acidentes com animais peçonhentos”, explicou.
Publicado em: 18/08/2023 16:20:36
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684