Notícias

Notícias da Câmara

Representantes da APAE visitam a Câmara para divulgar Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Visualize fotos

O presidente da Câmara barbarense, vereador Paulo Monaro, recebeu, hoje (17), em seu gabinete, a visita de Celi Rebelato e de Janete Filleti Albino, respectivamente coordenadora da saúde e coordenadora da autodefensoria da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). As duas representantes da entidade estiveram no Legislativo para divulgar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDI), campanha anual desenvolvida pela Federação Nacional das APAEs (FENAPAES) desde 1963, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e promover sua inclusão social.

Neste ano, a SNPDI será realizada de 21 a 28 de agosto, com o tema “Conectar e somar para construir inclusão”. O tema destaca a importância da conexão entre as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, a comunidade e os profissionais que trabalham com elas. Segundo as coordenadoras da APAE de Santa Bárbara d’Oeste, as pessoas com deficiência intelectual e múltipla podem compartilhar suas experiências, aprender umas com as outras e construir uma rede de apoio ao conectar-se. A comunidade também pode se beneficiar dessa conexão, aprendendo sobre a deficiência intelectual e múltipla e como apoiar as pessoas com essas condições.

Os profissionais que trabalham com pessoas com deficiência intelectual e múltipla também podem se beneficiar da conexão, compartilhando experiências e conhecimentos. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade dos serviços prestados a essas pessoas. Em função dessa semana comemorativa, Monaro convidou as representantes da APAE a utilizarem a Tribuna Livre da Câmara na próxima terça-feira (22). “A SNPDI é uma oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a deficiência intelectual e múltipla e promover sua inclusão social. Ao conectar-se e somar, podemos construir uma sociedade mais inclusiva para todos”, afirmou o presidente do Legislativo.

Monaro também destacou que existem muitas maneiras de ajudar a promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Além de participar da semana nacional que também será promovida no Município, qualquer cidadão interessado pode doar recursos para a APAE, assim como para outras entidades que promovem esse trabalho. Outra maneira de contribuir é atuar como voluntário, dedicando seu tempo para trabalhar com pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assim como falar abertamente sobre essa situação com amigos e familiares, além de apoiar políticas públicas que promovam a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

 





Publicado em: 17/08/2023 16:34:30

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684