O vereador Celso Ávila (PV) protocolou, ontem (21), o Projeto de Lei 77/2023, que institui a Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada. De acordo com a proposição, o Poder Executivo, conforme disponibilidade orçamentária, enviará esforços para que essa política seja instituída, inclusive nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Ainda de acordo com o projeto, as ações de saúde serão desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com apoio de especialistas, e terão como objetivos oferecer às pessoas hospitalizadas tratamento de saúde bucal adequado às suas necessidades. O projeto também tem o intuito de capacitar e especializar profissionais nesta área, de inserir as ações desta política na estratégia saúde da família, além de absorver novas técnicas e procedimentos que possibilitem melhoria na qualidade de vida das pessoas hospitalizadas.
“O cirurgião-dentista em ambiente hospitalar deverá estar focado no cuidado ao paciente cuja doença bucal possa ser fator de risco para agravamento e ou instalação de doenças sistêmicas”, explicou Celso Ávila na exposição de motivos do projeto, ressaltando que a atuação desses profissionais em hospitais já é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia e uma tendência nacional. “Estudos comprovaram que a adequação bucal, a melhora da higiene oral e o acompanhamento por profissional qualificado reduzem significantemente a progressão da ocorrência de doenças respiratórias entre pacientes adultos considerados de alto risco e mantidos em cuidados paliativos, e, principalmente, entre os pacientes internados em UTI”, afirmou.
Publicado em: 22/03/2023 16:48:11
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684