Notícias

Notícias da Câmara

PCDOB USA TRIBUNA NA SESSÃO DA CÂMARA PARA HOMENAGEAR OS 88 ANOS DE FUNDAÇÃO DO PARTIDO

     Atendendo requerimento formulado por Antonio Alberto Gomes Figueiredo, o Toninho, presidente do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e deferido pelo presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), a professora Conceição Aparecida Fornasari, integrante do Diretório Municipal, fará uso da Tribuna Livre na sessão desta terça-feira (23).

     O motivo da solicitação do uso do espaço do Poder Legislativo é a comemoração dos 88 anos de fundação do partido que serão completados no dia 25 de março. Em seu pronunciamento aos parlamentares e ao público em geral, Conceição prestará homenagem pela passagem de mais um aniversário de fundação da agremiação política. O uso da tribuna ocorrerá às 14h, após a leitura do ementário do expediente.

HISTÓRIA

     Fundado em 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, e realçou sua marca revolucionária. Muito perseguido pelo regime militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade. Vive hoje uma das suas fases mais ricas.

     O PCdoB guia-se pela teoria científica de Marx, Engels e Lênin, e desenvolvida por outros revolucionários. Procura aplicá-la criativamente à realidade do Brasil e desenvolvê-la sem cessar.

     O princípio básico da organização do PCdoB é o centralismo democrático, que estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente e no qual as decisões tomadas são válidas para todos, subordinando o interesse individual ou da minoria ao do coletivo, ou da maioria. Assim, o partido age como um todo, onde a unidade de ação é sua força.
 





Publicado em: 18/03/2010 00:00:00

Publicado por: Câmara Municipal