O vereador Carlos Fontes (União Brasil) aproveitou a Tribuna Livre da Câmara barbarense, nesta terça-feira (2), para destacar a importância de a população do Município responder ao Censo 2022, iniciado em 1º de agosto em todo o País, e cobrar a visita dos recenseadores. Segundo o parlamentar, a contagem populacional deste ano será importante para comprovar que Santa Bárbara d’Oeste já atingiu mais de 200 mil habitantes, o que significa que a cidade poderia receber mais recursos da União. Em 2021, o IBGE estimou a população barbarense em 195,2 mil habitantes.
O parlamentar ressalta que o número de habitantes de um Município define os coeficientes de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de custeio da maioria das cidades, assim como das transferências de inúmeros programas federais, relevantes para áreas como Saúde, Educação e Habitação. “O último Censo do IBGE foi realizado em 2010, por isso acredito que a população estimada para nossa cidade esteja muito defasada”, afirmou Carlos Fontes.
Ainda segundo o vereador, todos que vivem em Santa Bárbara d’Oeste perceberam o crescimento que a cidade teve na última década. “Tenho certeza que já passamos de 200 mil habitantes há muito tempo”, disse, ressaltando que a cidade conta com mais de 76 mil hidrômetros e que um simples levantamento da população vacinada contra a Covid-19 no Município já indicaria uma população superior ao estimado pelo IBGE. “Este é o momento de ficarmos atentos, acompanharmos de perto a contagem e cobrarmos quando os recenseadores não passarem nas residências, para não batermos de novo na trave”, concluiu.
Publicado em: 03/08/2022 16:19:51
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684