Em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (24), no plenário Dr. Tancredo Neves da Câmara Municipal, o secretário de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste, Fábio Luiz Alves prestou contas da pasta referente ao último trimestre de 2009.
O evento foi conduzido pelo vereador Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista, que preside a Comissão Permanente de Política Social. Além dele, participaram ainda o presidente Anízio Tavares da Silva (DEM), o vice-presidente Ademir da Silva (PT) e os vereadores Carlos Fontes (DEM), Edison Carlos Bortolucci, o Juca (PSDB), Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PDT), Danilo Godoy (PSDB) e Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR).
Durante a apresentação acompanhada também por membros do Comusa (Conselho Municipal de Saúde) e o público em geral, o secretário de Saúde expôs o relatório do quarto trimestre de 2009 em que houve um aumento nos investimentos. Em 2008 foram de R$ 31 milhões passando para R$ 40 milhões no ano passado.
Somente no ano passado foram credenciadas duas equipes do PSF (Programa Saúde da Família) e até o final deste ano estão previstas mais 45 inclusive com a contratação de médicos da família, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
De acordo com o relatório, a Secretaria aumentou de 15 para 40 agentes de combate a dengue, foram criados 12 conselhos locais de saúde para discutir e definir as prioridades das ações na área. Os trabalhos da Vigilância Sanitária e Epidemiológica foram intensificados inclusive com cursos de formação e capacitação.
Mais de 13 mil doses de vacinas foram aplicadas por meio da Atenção Básica em crianças atendidas pela rede pública. Cerca de 34 mil casas foram visitadas por agentes de combate a dengue.
De acordo com secretário a partir da segunda quinzena de março será iniciada a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no Jardim Santa Rita. "São recursos que conseguimos junto ao Governo Federal para melhor atender a população até o final do ano", explicou Alves.
Ele ainda afirmou que os atendimento de urgência e emergência que atualmente é feito nas Prontos-Socorros da Unidade Modular de Saúde Dr. Afonso Ramos e Dr. Edson Mano. "Teremos mais um ponto de atendimento na unidade que será construída no Jardim Santa Rita e outros dois pontos na cidade com salas de estabilização", declarou.
Publicado em: 25/02/2010 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal