Notícias

Notícias da Câmara

Vereadores da base do prefeito questionam DAE sobre possível contaminação de água no Município

Os 13 vereadores que integram a base do prefeito Rafael Piovezan na Câmara protocolaram, nesta quinta-feira (10), a Indicação 769/2022, por meio da qual sugerem que DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste se manifeste a respeito de pesquisa divulgada pela imprensa regional a respeito da possível contaminação da água fornecida no Município.

Na indicação, os parlamentares citam texto publicado no jornal O Liberal, no dia 8 de março, o qual apontava que moradores de Americana, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré estariam recebendo, em suas torneiras, água imprópria para o consumo, com substâncias químicas e radioativas que podem oferecer riscos à saúde. Eles também ressaltam trecho dessa publicação, segundo o qual, o consumo dessa água poderia aumentar a possibilidade do desenvolvimento de doenças como câncer, assim como de mutações genéticas, problemas hormonais, nos rins, fígado e no sistema nervoso.

Ainda de acordo com a reportagem, enquanto Santa Bárbara d'Oeste e Hortolândia, segundo mapa divulgado pela ONG Repórter Brasil, apresentam substâncias que geram riscos à saúde, Americana e Sumaré estariam em pior situação, com elevada presença de produtos que podem ampliar os riscos de doenças crônicas, como o câncer.

“Sugerimos que sejam feitos os devidos esclarecimentos pelo DAE, a fim de informar corretamente a população sobre a segurança da água do nosso município”, afirmam os parlamentares. A base do prefeito na Câmara conta com os seguintes vereadores: Carlos Fontes (União Brasil), Bachin Jr (MDB), Careca do Esporte (Patriota), Carlão Motorista (Republicanos), Celso Ávila (PV), Esther Moraes (PL), Jesus (Avante), Joi Fornasari (PV), Kátia Ferrari (PV), Kifú (PL), Reinaldo Casimiro (Podemos), Uruguaio (MDB), além do presidente da Câmara, Joel do Gás (PV).





Publicado em: 10/03/2022 17:45:55

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684