Os vereadores Esther Moraes (PL), Bachin Jr (MDB) e Carlos Fontes (PSL), integrantes da Comissão Permanente de Política Social da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, participam, nesta quinta-feira (16), em Americana, de reunião com o presidente do Legislativo americanense, Thiago Martins (PV), e com integrantes da Comissão de Educação, Saúde e Promoção Social desse município. O objetivo dos barbarenses é identificar o motivo de 30% dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) atendidos nos prontos-socorros locais serem da cidade vizinha.
“Em reunião recente com a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, fomos informados que 30% da demanda por saúde em nossa cidade é provocada por pacientes de Americana. Em notícia divulgada neste final de semana, o prefeito Rafael Piovezan também citou esse percentual”, afirmou Esther Moraes. Na reunião com os parlamentares de Americana, os vereadores barbarenses querem entender o motivo de os americanenses buscarem atendimento em Santa Bárbara d’Oeste e pedir providências aos legisladores locais, para que essa situação seja resolvida.
“Nem todos os pacientes têm condições de ficar pagando transporte para vir pra cá (Santa Bárbara d’Oeste), buscar atendimento, porque não encontram em Americana. Essa situação também prejudica nossos munícipes, uma vez que a demanda por saúde cresce além do previsto pela Prefeitura”, afirmou Esther. A parlamentar destacou que essa é uma primeira tentativa de solucionar essa questão, uma vez que Santa Bárbara d’Oeste tem atendido os pacientes de Americana e administrado sozinha esse problema.