Notícias

Notícias da Câmara

Neuma Oliveira é homenageada com Medalha Dona Margarida

Visualize fotos

Por indicação do vereador Celso Ávila (PV), a psicóloga e educadora Edineuma Oliveira Andrade de Jesus, mais conhecida como Neuma, será homenageada, neste ano, com a Medalha Dona Margarida. O parlamentar é autor do processo de outorga da honraria, protocolado na Câmara nesta semana. Essa medalha é entregue anualmente pelo Legislativo a cidadãos que tenham prestado relevantes trabalhos para o desenvolvimento de Santa Bárbara d’Oeste. Junto à indicação, Ávila apresenta breve biografia da homenageada.

Edineuma Oliveira Andrade de Jesus, a Neuma, é natural da cidade de Nazarezinho (PB), quinta filha de um total de nove do casal Francisca Maria de Oliveira e João Oliveira de Sousa. Mãe de Pedro Henrique Oliveira de Jesus (24 anos) e Douglas Felipe Oliveira de Jesus (17 anos), é casada com Júlio Aparecido Andrade de Jesus há 29 anos.

Ela veio para Americana ainda criança, no final da década de 1970, mas fixou-se em Santa Bárbara d’Oeste no ano de 1981, numa casa recém-construída no Jardim Pérola. Graduada em Psicologia pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), desde a década de 1990 já atuava na área educacional, quando fundou o Colégio Ethos / Mundo Encantado. Também é voluntária e apoiadora em vários projetos sociais, além de membro da Igreja do Nazareno.

O colégio Ethos / Mundo Encantado atende crianças do ensino infantil e fundamental, apoiando e desenvolvendo uma educação cidadã, que tem a cidade como seu maior recurso pedagógico. Neuma afirma que tem alcançado êxito em suas propostas socioeducativas devido ao apoio das secretarias e serviços públicos que se engajam nas propostas, em destaque as secretarias municipais de Meio Ambiente, de Cultura e de Promoção Social.

“Nossa bárbara cidade, fundada por uma mulher, é para mim fonte de inspiração e berço de tantas outras realizadoras. Receber essa honraria é, para mim, ato que reafirma a sensibilidade, visão de fé e futuro junto àqueles que, com intencionalidade se empenham no trabalho educativo, gerando maior equidade e perspectiva para que os jovens consigam suplantar as constantes barreiras impostas pelo cenário mundial”, afirmou a homenageada.





Publicado em: 30/06/2021 14:02:53

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684