Os vereadores que integram a Comissão de Representação de Acompanhamento do Plano Estadual de Imunização Contra a Covid-19 protocolaram, ontem (14), Indicação ao Poder Executivo, por meio da qual sugerem a modificação do Plano Municipal de Imunização para a inclusão de todas as lactantes do município no próximo grupo a ser vacinado.
Na justificativa da propositura, os parlamentares afirmam que a priorização desse grupo protege tanto as lactantes quanto os bebês, que também recebem anticorpos através da amamentação. Além disso, os vereadores apontam que a imunização dessas mães também visa a garantir que as crianças sejam amamentadas por mais tempo, uma vez que contribui para que as mães não fiquem doentes.
“As lactantes reduziram a frequência de consultas pediátricas pelo receio da exposição, fazendo com que seus bebês fiquem sem o devido acompanhamento. Assim a vacinação irá dar mais segurança a estas mães e, consequentemente, mais proteção e saúde a seus bebês”, afirmam os membros dessa comissão, que é presidida pela vereadora Esther Moraes (PL), e ainda conta com a participação dos vereadores Bachin Jr (MDB) e Nilson Araújo Radialista (PSD).