A vereadora Esther Moraes (PL) assina o Requerimento nº 137/2021, por meio do qual pede informações à Administração Municipal acerca do tema “pobreza menstrual” de mulheres e meninas em Santa Bárbara d’Oeste. “A pobreza menstrual vai muito além da falta de dinheiro para comprar produtos de higiene adequados. Ela denuncia um problema global da falta de acesso à água, saneamento básico e desigualdade social”, afirma a parlamentar.
Esther considera que moradoras de rua, mulheres que vivem em abrigos ou em campos de refugiados e pessoas em situação de pobreza são as populações mais vulneráveis a esse problema. Ela acrescenta que milhares de meninas deixam de ir à escola e mulheres faltam ao trabalho por estarem menstruadas e não terem acesso a absorventes, pois não têm condições financeiras para comprar.
Esther destaca a urgência dessa questão ao alertar para a situação de mulheres que, por motivo de economia, acabam recorrendo a materiais inadequados, como jornal, papel higiênico, miolo de pão ou tecidos, ou realizam trocas infrequentes do material, o que pode gerar riscos à saúde, como infecções.
No requerimento, a vereador pergunta se o Poder Executivo, representado pelas secretarias de Promoção Social e de Saúde, já realizou debate sobre pobreza menstrual; se existe alguma estatística ou relatos de mulheres que procuraram os serviços públicos solicitando acesso a absorventes; e se há alguma política pública municipal que trabalhe essa demanda.
Publicado em: 16/02/2021 16:40:04
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565