O vereador Ademir José da Silva (PT) protocolou ontem (26) moção que manifesta aplauso a Pastoral da Sobriedade, da Matriz Santa Bárbara, por realizar um trabalho árduo na recuperação de jovens dependentes químicos e alcoólatras de Santa Bárbara d’ Oeste.
A propositura esclarece que a Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida, pela terapia do amor trata todo e qualquer tipo de dependência, propõe mudança e valoriza a pessoa humana.
Ademir explica que é uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas e casas de recuperação para que, através da pedagogia de Jesus - Libertador, resgate e reincida os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.
“A Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social”, afirma.
Ainda segundo o parlamentar, 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas e que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as mesmas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos. “A Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um agente da Pastoral da Sobriedade”, acrescenta.
“Frente a esse flagelo da droga que assola direta ou indiretamente quase 100 milhões de brasileiros, que há muito tempo vem escravizando tirando a dignidade e a consciência de muitos dependentes e desestruturando seus familiares co-dependentes, nós como Igreja, nos omitimos”, completa.
Para Ademir, prevenir é a prioridade e a eficácia da Prevenção vai depender da boa articulação política de cada diocese e paróquia com todas as forças vivas da sociedade.
A Pastoral da Sobriedade é uma atuação especial em resposta a um problema social, dirigida pelos pastores e em comunhão com toda a doutrina da Igreja e o agente deve estar aberto ao diálogo, disponível para o serviço e em sobriedade, ser testemunha viva em sua comunidade, participar de todo o projeto paroquial e jamais agir isoladamente, tendo presente que o primeiro motivador e coordenador na paróquia é o padre.
“A Pastoral da Sobriedade realiza um belo trabalho na Matriz Santa Bárbara, resgatando vidas e trazendo de volta a esperança para as famílias, até então destruídas pelos vícios das drogas e do álcool”, finaliza.
Publicado em: 27/03/2008 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal