Representantes do Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagens de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara e Sumaré) visitaram hoje (16) o presidente da Câmara Municipal, Anízio Tavares da Silva (DEM). O objetivo da visita ao Legislativo barbarense foi levar um manifesto, já entregue na Assembleia Legislativa de São Paulo, pedindo redução no ICMS (Imposto Sobre Circulação Mercadoria e Serviços) no Estado.
O Sinditec entregou ao presidente da Câmara um documento de intenções propondo que a alíquota do ICMS seja de 7% para toda a cadeia têxtil. “Nossa visita ao Anízio, que também será realizada aos demais presidentes das Câmaras municipais da Região do Pólo Têxtil, é para pedir o apoio deles, para que eles reforcem nosso pedido diante do governo de José Serra. São Paulo tem uma das maiores alíquotas do país, que varia entre 12% para fiações e tecelagens e 18% para o comércio de vestuário, isso prejudica o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirmou José Mazer Papa, diretor do Sinditec.
“Os empresários do setor têxtil têm o meu apoio, pois a alta carga tributária do Estado tem prejudicado muitas empresas e feito com que algumas se mudem de nossa região para outros Estados, causando desemprego”, disse Anízio. Enquanto no Estado de São Paulo, a alíquota do ICMS é de 12% para fiações e tecelagens, no Mato Grosso do Sul o ICMS tem alíquota zero. No Ceará, onde as empresas do setor também conseguem mais competitividade, a alíquota é de 3,5%.
O presidente da Câmara pretende encaminhar ofícios ao governador Serra e a deputados estaduais, para que a alíquota do ICMS seja revista no Estado. A reunião de hoje também contou com a presença dos diretores do Sinditec Waldemar Bejurgensen Filho e José Geraldo Ferraz.
Publicado em: 16/10/2009 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal