O presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, Anízio Tavares da Silva (DEM), agendou para segunda-feira (21) uma audiência na Secretaria de Segurança Pública, em São Paulo, para tratar sobre dois assuntos envolvendo a Polícia Civil do município: aumento do efetivo que está defasado e a agilização no processo de emissão de carteiras de identidade à população. O parlamentar será recebido às 16h, pelo secretário adjunto de Segurança Pública, Willian Sampaio.
Com relação ao aumento do efetivo, Anízio recebeu esta semana ofício do delegado Seccional de Americana, João José Dutra, com informações detalhadas sobre o número de pessoal que atende o município, que tem hoje uma população de cerca de 200 mil habitantes. Esses dados serão levados ao conhecimento da Secretaria de Segurança Pública para demonstrar a necessidade de mais recursos humanos para a Polícia Judiciária e justificar o pedido do vereador para otimizar os trabalhos prestados à sociedade.
Atualmente, de acordo com os números fornecidos pela Delegacia Seccional, uma equipe de 59 pessoas atua na cidade para atender à população, entre delegados, investigadores, escrivães de polícia, agente de telecomunicações, auxiliar papiloscopista policial, carcereiros, agentes policiais e pessoal administrativo, divididos em seis unidades de atendimento: Delegacia de Polícia, 1º Distrito Policial, 2º Distrito Policial, 3º Distrito Policial, Delegacia da Mulher e Ciretran.
Esse número de pessoal é pequeno se comparado com a necessidade real e o número ideal de efetivo da Polícia Civil para o município. Para atender a necessidade real, segundo o documento do delegado Dutra, seriam necessários que mais 52 profissionais estivessem atuando nas unidades policiais barbarenses. Agora, para agilizar e atender plenamente todas as necessidades da cidade, o número ideal previsto seria de mais 97 funcionários.
Hoje, a cidade dispõe de sete delegados e a necessidade real seria de, no mínimo, 13, embora o número ideal esteja previsto em 16. O número de escrivães, hoje em dez, deveria subir para 19 (necessidade real) e chegar a 36 (ideal). O quadro de investigadores – hoje com 14 policiais – apresenta uma defasagem de dez funcionários se levar em conta a necessidade real de 24 homens, mas o ideal seria 40. O número de carcereiros de 18 subiria para 20 para atender a necessidade real, mas o ideal seria 26. A necessidade real na área de agentes policiais seria a contratação de mais três funcionários, o que elevaria o número para oito, mas o ideal seria nove. Na área administrativa, hoje com apenas dois funcionários, deveria ter 23 servidores, dos quais 19 para atuar na Ciretran. O ideal previsto seria 25 funcionários administrativos. Além disso, a PC necessitaria da contratação de mais um agente de telecomunicações e os dois auxiliares papiloscopistas atendem a demanda atual.
IDENTIDADE
Além do pedir o aumento do efetivo, Anízio quer que o Governo do Estado agilize o atendimento à população na emissão das carteiras de identidade que, atualmente, demora entre quatro e cinco meses para a documentação ficar pronta.
No dia 11 deste mês, o presidente da Câmara esteve reunido com o delegado titular João Sérgio Marques Batista para entender como funciona o sistema de emissão dos documentos no Posto de Identificação da Polícia Civil e o trâmite burocrático da documentação. Hoje, as pessoas que precisam do RG fazem a solicitação do documento no posto local, que encaminha o pedido para Americana para digitalização dos dados e cadastramento e, depois, o processo é enviado para Piracicaba para emissão. Em alguns casos, principalmente relacionados à segunda via, os documentos precisam ser encaminhados para São Paulo.
“Vou tratar sobre esses dois problemas com o secretário adjunto de Segurança e discutir com ele o que poderá ser feito para melhorar esse atendimento à população, tanto na parte relacionada ao efetivo com a designação de mais policiais quanto à demora do RG”, concluiu Anízio Tavares.
Publicado em: 18/09/2009 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal