A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste sedia, na próxima sexta-feira, dia 29, a partir das 16 horas, a sessão de eleição da nova diretoria do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Durante o evento, que deve contar com a presença dos presidentes das Câmaras de 19 cidades da região, serão eleitos seis membros que irão dirigir os trabalhos do Parlamento em 2009. São eles: presidente, 1º e 2º vice-presidentes, 1º e 2º secretários, além de tesoureiro.
A escolha de Santa Bárbara d’Oeste para a reunião se deve, além da iniciativa do presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), ao fato da quinta reunião do Polo Microrregional, que une os presidentes das Câmaras de Santa Bárbara, Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Sumaré ser realizada também no Legislativo barbarense, na próxima sexta-feira. Essa reunião está prevista para as 15 horas.
O Parlamento Metropolitano da RMC foi criado em 6 de abril de 2005, com o objetivo de promover a integração administrativa, econômica e social dos municípios. A associação tem a finalidade de gerar a cooperação intermunicipal, visando à integração de planejamento em níveis municipal, microrregional e regional, como processo contínuo e permanente para promover o desenvolvimento da região.
No ano de sua criação, o Parlamento teve à sua frente o vereador Maurício Baroni (PV) de Indaiatuba. No início de 2006, foi a vez de Dario Saadi (PSDB - Campinas) dirigi-lo até deixar a função para cuidar de sua candidatura a deputado federal. Assim, em setembro daquele ano, assumiu o 1º vice-presidente Ângelo Roberto Réstio, o “Nenê Réstio (PMDB), de Nova Odessa. George Julien Burlandy (PR), de Hortolândia, foi eleito em 2007, e Aureo Nascimento Leite (PMDB), de Nova Odessa, em 2008.
Neste ano, uma chapa com membros de Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Hortolândia está sendo formada. Todos os nomes da chapa, no entanto, ainda não foram escolhidos. Hoje (21), a chefe de gabinete da Câmara de Nova Odessa, Renata Pavan, e o chefe de serviço, Celso Franco, visitaram o presidente Anízio, para tratar da organização do evento, que é aberto ao público.
Para Anízio, a participação do Legislativo barbarense no Parlamento Metropolitano deve beneficiar a cidade. “Na discussão de problemas comuns a esses municípios e na busca por investimentos e projetos conjuntos que beneficiem a região, todos sairemos fortalecidos”, afirmou. Entre os resultados já obtidos pela entidade Os primeiros resultados das ações da entidade vieram das propostas conjuntas como a operação fecha bar, a fiscalização em postos que vendem combustíveis adulterados e o combate ao roubo de carga e pirataria.
Publicado em: 22/05/2009 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal