Notícias

Notícias da Câmara

Juca prestigia 28ª edição da Festa Confederada

Visualize fotos
O presidente da Câmara barbarense, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca Bortolucci (PSDB), participou, na manhã deste domingo (24), da 28ª edição da Festa Confederada, que é uma das mais tradicionais da cidade e consta no calendário da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além do presidente do Poder Legislativo, o evento também contou com a presença de Marcelo Sans Dodson, presidente do FDA (Fraternidade Descendência Americana), dos secretários municipais de Cultura e Turismo, Eide Froner, e de Desenvolvimento, Miguel Brito, além do prefeito de Americana, Omar Najar, entre outras autoridades. Nesta edição, a festa teve um caráter especial pela celebração dos 150 anos da imigração americana para o Brasil.

A festa também contou com a presença do deputado estadual Cauê Macris, que assinou o projeto de lei de sua autoria, o qual será protocolado na Assembleia Legislativa, que declara de utilidade pública a “Fraternidade Descendência Americana”, de Santa Bárbara d’Oeste. Na propositura, Cauê ressalta que a Fraternidade Descendência Americana (FDA), fundada em 26 de dezembro de 1954, é uma organização sem fins lucrativos, responsável pela manutenção do patrimônio histórico e cultural dos imigrantes norte americanos que migraram para o Brasil e, em especial para Santa Bárbara d’Oeste e Americana, entre 1865 e 1880.

Com a aprovação do projeto, a entidade poderá receber recursos do governo estadual para melhorar as instalações e também construir um museu para apresentar a história da imigração americana em nosso município, que é um projeto do FDA. “Estamos felizes com a iniciativa do deputado Cauê Macris, que atendendo nosso pedido e o da Fraternidade Descendência Americana, vai conceder este título tão importante para angariar recursos do governo de São Paulo para investir na cultura de nosso município”, disse Juca.

Anualmente a FDA realiza várias atividades como a preservação do cemitério do campo (capela, 660 sepulturas, área verde de 10 mil m² e museu); visitas ao cemitério do campo (cerca de 500 estudantes do ensino fundamental, médio e superior e mais de 100 visitas de estrangeiros a cada ano) e a típica festa confederada.




Publicado em: 25/04/2016 11:43:37

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684