A audiência pública para discutir a instituição do feriado de 20 de Novembro (Dia da Consciência Negra) em Santa Bárbara d’Oeste será realizada na próxima quarta-feira (23). O feriado é proposto pelo Projeto de Lei 127/2015, de autoria do vereador Valmir Alcântara de Oliveira, o Careca do Esporte (PROS). Para o evento, foram convidados representantes dos setores comercial e industrial, além de entidades sindicais, movimento negro e sociedade.
A proposta da audiência, segundo o vereador, é discutir os prós e os contras do feriado municipal. Careca destaca que desde Campinas, até Americana, as Câmaras Municipais aprovaram a criação do feriado em memória ao líder Zumbi dos Palmares. “Não se trata de instituir o feriado apenas porque as outras cidades decidiram, mas sim pela importância e relevância de Zumbi dos Palmares na defesa da liberdade e luta pelo fim da escravidão, que foi um dos piores capítulos da história de nosso país”, afirmou.
O parlamentar acrescenta que a intenção da audiência pública é reunir a sociedade civil, movimentos sociais, setores de economia e demais autoridades para que a aprovação da lei transcorra de forma tranquila e democrática. “Não temos a intenção de criar um feriado municipal de forma irresponsável e autoritária, vamos discutir a proposta com toda a sociedade”, enfatizou o vereador.
Para o presidente do grupo que representa a comunidade negra em Santa Bárbara d’ Oeste, Antônio Carlos de Barros, a audiência pública vai dar o caráter democrático que a discussão exige, reunindo em uma única mesa, os setores da sociedade que são contrários e a favor da instituição do feriado municipal. “Será o momento de realizarmos um amplo debate com caráter democrático, unindo os prós e os contras”, destacou Barros.
A audiência pública será sediada no Plenário Dr. Tancredo Neves, na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, no dia 23 de março (quarta-feira), às 19h30. Toda a sociedade está convidada a participar do debate.