O vereador Laerte Antonio da Silva (PSDB) protocolou hoje (17) o Projeto de Lei 49/09, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar palestras de conscientização, prevenção e combate ao sobrepeso e à obesidade em creches e escolas do município. O projeto de lei, segundo o vereador, tem por objetivo esclarecer as crianças, adolescentes e suas famílias sobre os problemas de saúde causados pelo excesso de peso.
De acordo com a propositura, as secretarias municipais de Saúde e de Educação ficarão responsáveis por desenvolver outros programas relativos aos eventos, utilizando salas de aula da rede pública. As palestras de conscientização abordarão temas como prevenção, combate ao sobrepeso e à obesidade, além de orientação quanto a exames médicos e cardápio alimentar. Durante as apresentações poderão ser utilizados filmes educacionais, cartazes ou qualquer outra metodologia.
Depois de diagnosticado o sobrepeso ou a obesidade, a criança ou adolescente, juntamente com seus pais ou responsáveis, será encaminhada a um nutricionista.
Além de orientar sobre os benefícios de uma alimentação saudável, esses profissionais irão elaborar um cardápio adequado às necessidades do menor, acompanhando os resultados. A participação no programa deverá ser autorizada pelos pais e será facultativa.
Laerte destaca que a obesidade é hoje uma preocupação mundial e que uma pesquisa realizada no Brasil mostrou que em um período de 20 anos, a porcentagem de obesos mórbidos saltou de 0,6% para 3%. Atualmente, 51% dos brasileiros têm sobrepeso, 14% são obesos e 3% são obesos mórbidos. “O maior intuito da minha proposta é conscientizar as crianças e evitar que, no futuro, cheguem à obesidade mórbida. Esta doença não escolhe classe social ou nível de escolaridade e já é reconhecida como um problema de saúde pública”, disse.
Publicado em: 16/04/2009 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal