Em resposta ao requerimento feito pelo vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), sobre disponibilização de serviço de Internet grátis à população em praças públicas, o secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, informou que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração, planeja implantar esse tipo de benefício, mas no momento, faltam recursos financeiros.
Segundo a Prefeitura, em um primeiro momento, o serviço seria disponibilizado nas praças principais e bibliotecas, mas não há prazo para que isso aconteça. A Prefeitura informa que, atualmente, esse serviço é oferecido nos telecentros, disponibilizando acesso ao e-mail, pesquisas nas áreas de ciências humanas, exatas, saúde, alimentação e curiosidades, cursos interativos de informática e de línguas, documentários diversos e impressão de documentos, como currículos e trabalhos escolares. Os telecentros funcionam na Biblioteca Léo Sallum, na rua do Algodão, 1.450, no bairro Cidade Nova, e no Conjunto Roberto Romano, na rua Padre Arthur Sampaio, 76.
Maiello informou, ainda, que estudos já foram realizados pela Prefeitura com os projetos 54.021/2011 e 42.578/2015 de infovia híbrida com fibra óptica e rádio, para a interligação de todos os próprios do Município, com abrangência para disponibilizar pontos de Internet gratuita para munícipes locais. Para sua conclusão e implantação, a Secretaria de Administração/Divisão de Informática informou que busca recursos financeiros, umas das tentativas foi inserir este projeto junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
“Espero que a Prefeitura consiga implantar logo este serviço, uma vez que centenas de municípios brasileiros oferecem à população a conexão via Wi-Fi grátis em alguns pontos de concentração de pessoas e convivência, porque a Internet paga ainda é considerada um serviço caro e a disponibilização da conexão gratuita seria uma forma de aumentar a inclusão digital dos cidadãos”, afirmou Dr. José.