O vereador Ademir da Silva (PT) é autor do Projeto de Lei nº 112/2015, que institui o Programa Municipal de Saúde Vocal e Auditiva dos Professores da Rede Municipal de Educação de Santa Bárbara d´Oeste e da outras providências.
Por meio do programa, os professores terão acesso a atendimento médico preventivo e corretivo dos problemas vocais e auditivos na rede pública de saúde, com a realização de, no mínimo, um curso teórico-prático anual, objetivando orientá-los sobre as alterações vocais e auditivas a que estão sujeitos.
A proposta estabelece, também, que deverá ser realizada consulta semestral preventiva em todos os professores da Rede Municipal de Ensino, com médicos especializados e tratamento, quando necessário, em unidades de saúde. O programa terá caráter fundamentalmente preventivo, mas, uma vez detectada alguma disfunção, será garantido ao professor o pleno acesso a tratamento médico.
O presente projeto tem objetivo de instituir o Programa de Saúde Vocal e Auditiva e estruturar uma linha de cuidados integrais e integrados no manejo das principais causas da deficiência vocal e auditiva, com vistas e minimizar o dano vocal e auditivo dos profissionais de educação.
“O magistério requer o uso adequado da voz e, consequentemente, da audição, o que insere o profissional em situações de risco, precisando de constante orientação preventiva e atendimento. Com esse programa queremos diminuir a incidência de alterações da voz, chamadas disfonias, e perda da audição”, diz Ademir. “A saúde vocal e auditiva do professor está relacionada à problemática do ruído na escola e às condições do ambiente e organização do trabalho, por isso precisa ser abordada de maneira integrada junto à toda comunidade escolar”, conclui o vereador.