Em resposta ao questionamento feito pelo vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), sobre o projeto de videomonitoramento, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que o sistema foi finalizado em 2013 e atinge quatro pontos da cidade, num investimento de R$ 600 mil em recursos repassados pela AGEMCAMP – Agência Metropolitana de Campinas.
As câmeras estão instaladas na avenida Santa Bárbara, em frente ao Tivoli Shopping; na rotatória da Câmara Municipal, no Jardim Primavera; na rua XV de Novembro, na rotatória da Garagem Municipal e Delegacia de Polícia; e na Estrada Ernesto de Cillo, próximo ao pontilhão que dá acesso à rodovia SP-304. A central de videomonitoramento funciona na sede da Guarda Civil Municipal, na rua Curitiba, 259, no Jardim Pérola.
Para fechar todos os pontos de saída do município, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil informou que seria necessário um investimento total de R$ 1,9 milhão, e que a intenção da Administração é buscar junto ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) esse recurso, no entanto, no momento, não há nenhum projeto em andamento.
Para o Dr. José, a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade atende a um antigo clamor da população que vive momentos de insegurança. “O ideal seria fechar todas as saídas do município com câmeras, o que melhoraria a eficiência dos serviços de segurança, “provocando” a migração da criminalidade para outras cidades, que ainda não contam com essa inovação tecnológica e vamos trabalhar para conseguir mais recursos”, disse o parlamentar.