O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), por meio de Projeto de Decreto-Legislativo protocolado ontem (19), homenageia com Título Honorífico de Cidadão Barbarense o músico e soldador aposentado Luiz Bonanno, o mais antigo da Corporação Musical União Barbarense. Em anexo ao projeto, o parlamentar apresenta uma breve biografia do homenageado.
Natural de Rincão (SP), nascido no dia 6 de novembro de 1927, o músico Luiz Bonanno desde pequeno já se interessava pelo tema, aos 13 anos começou a estudar música na cidade de Limeira, onde morou antes de fixar residência em Santa Bárbara d’Oeste.
Filho de Benedito Santos Bonanno e Albina Mantovani, já falecidos, Luiz Bonanno é de uma família de sete irmãos. É casado há 65 anos com a piracicabana Aracy de Oliveira Bonanno, com quem teve sete filhos: Cláudio, Siléia, Maria Cristina, Luiz Adauto, João Batista, Jeanete e Fábio. O casal tem ainda 30 netos e bisnetos.
Com 14 anos, foi trabalhar nas Indústrias Romi, na fábrica da rua Santa Bárbara, no Centro, na função de fresador de engrenagem. Quando a fábrica se mudou para a avenida Pérola Byington, passou a operar torno e, mais tarde, virou soldador. Além da Romi, trabalhou nas empresas Sans e Nardini, entre outras. Aposentado, ele continua exercendo a profissão há mais de 40 anos em sua oficina de soldas de peças (alumínio, antimônio, prata e titânio), na Vila Aparecida.
Dedicado e apaixonado pela música, Luiz Bonanno é um cidadão preocupado com a cultura local e integra a diretoria da Corporação Musical União Barbarense, da qual também é músico, fazendo a função de primeiro clarineta e saxofonista. Já foi maestro da corporação por dois anos, em substituição ao maestro Francisco Domingues. Ingressou na banda com 14 anos e nunca mais saiu. Já se passaram 72 anos e Luiz Bonanno se orgulha de ser o músico mais antigo da corporação. Nesse tempo todo, não se recorda de ter faltado a alguma apresentação.