O presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, o vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), protocolou, hoje (8), projeto de decreto-legislativo, por meio do qual concede o Título Honorífico de Cidadão Barbarense ao desembargador José Renato Nalini. O homenageado é o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) para o biênio 2014-2015.
Em anexo à propositura, Juca apresenta uma breve biografia de Nalini, que nasceu em Jundiaí, em 1945, e formou-se em Direito pela PUC Campinas, em 1970. O desembargador assumiu o cargo de promotor de justiça em 1973 e ingressou na magistratura em 1976, como juiz substituto da 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos.
Também trabalhou nas comarcas de Monte Azul Paulista, Itu e Jundiaí, além da Capital. Foi promovido em 1993 ao cargo de juiz do Tribunal de alçada Criminal, onde ocupou os cargos de vice-presidente e presidente. É desembargador desde 2004. Foi eleito para integrar o Órgão Especial do TJSP por duas vezes e foi corregedor geral da Justiça (biênio 2012/2013). Atualmente, atua como presidente do TJSP. Também é professor universitário e ex-presidente da Academia Paulista de Letras.