O presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, o vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), participou, na manhã de hoje (24), em Campinas, de reunião do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública, da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O prefeito Denis Andia e o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, também participaram do encontro, em que foram discutidas ações para melhorar a segurança nas 20 cidades da RMC.
A reunião foi realizada com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, que anunciou a redução no número de roubos de cargas, com uma queda de 8,68% no Estado de São Paulo no mês de maio de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. Os registros caíram de 772 para 705 no período.
Apesar dos índices apresentados pelo governo estadual, o valor do frete para transportar cargas está de 8% a 12% mais caro na região de Campinas, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (Sindicamp). Segundo a entidade, a alta no preço se deve aos investimentos necessários para reduzir os prejuízos referentes aos roubos de carga nas rodovias da região.
Apenas nos quatro primeiros meses deste ano, foram registradas 53 ocorrências desse crime na RMC, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Um deles foi o mega-assalto ao Magazine Luiza. Quinze homens armados invadiram o centro de distribuição em Louveira (SP) e levaram mercadorias. Elas foram localizadas pela Polícia Civil em caminhões que estavam em Limeira (SP) e Santo Antônio do Jardim (SP).
Os prefeitos participaram com perguntas e também fizeram pedidos de recursos ao Secretário para que o Estado possa oferecer mais investimentos e a necessidade de interligar os serviços das polícias para o combate ao crime organizado.
“A reunião foi muito importante para sabermos das ações que o Estado vem realizando para o combate ao crime, com investimentos em equipamentos e instalações. Também fomos informados de recentes mudanças na legislação, como a lei do desmanche, que exige medidas rígidas para quem exerce a atividade e que ajudou a diminuir o índice de veículos roubados no Estado”, finalizou Juca.