Programa Saúde da Família motiva questionamentos à Administração Municipal

Publicado em: 08 de abril de 2019

O vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM), protocolou, na última semana, o Requerimento 227/2019, por meio do qual pede informações à Administração Municipal a respeito do Programa Saúde da Família em Santa Bárbara d’Oeste. Antes de apresentar seus questionamentos, o parlamentar destaca que o referido programa faz parte de uma estratégia definida pelo Ministério da Saúde para oferecer atenção básica mais humanizada no país, com o objetivo principal de garantir atenção às famílias, no ambiente em que vivem, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença.

 

No requerimento, Jesus indaga se o programa Saúde da Família está em atividade no Município. Em caso de resposta negativa, ele pede que a Administração Municipal exponha os motivos. Mas, caso esteja em atividade, ele pergunta quantos profissionais exatamente trabalham no referido programa, qual a carga horária desses profissionais e em quais unidades eles trabalham.

 

O parlamentar também indaga se o quadro de profissionais no programa Saúde da Família está completo e como são realizados os agendamentos e atendimentos do programa. Ainda entre os questionamentos do vereador estão o número de famílias atendidas no Saúde da Família até 31 de março deste ano, assim como a quantidade de famílias atendidas mensalmente e os tipos de serviços oferecidos a esses munícipes com relação à promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças.

 

Por fim, Jesus Vendedor questiona se a Administração tem tido alguma dificuldade para exercer as ações do programa e em quais regiões da cidade o Saúde da Família foi implantado. A previsão de atender famílias em novos bairros também foi motivo de questionamento do parlamentar.


Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email