Projeto dispõe sobre utilização de lâmpadas de LED em novos loteamentos e condomínios

Publicado em: 20 de março de 2019

O vereador Marcos Rosado (PR) protocolou, hoje (20), o Projeto de Lei 24/2019, que dispõe sobre a utilização de lâmpadas de LED na rede de iluminação pública em novos loteamentos e condomínios de Santa Bárbara d'Oeste. O parlamentar explica que a rede pública de iluminação engloba todos os equipamentos e aparelhos utilizados para realizar a iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos de uso comum a todos, incluindo praças, parques, jardins, monumentos e assemelhados.

 

Na exposição de motivos do projeto, Rosado afirma que a economia de energia elétrica nos municípios deve ser estimulada cada vez mais. “Além de campanhas educacionais para esse estímulo, ações práticas para essa economia podem ser adotadas. O uso da tecnologia LED representa um grande avanço na direção da economia dessa importante fonte energética”, afirmou. Segundo ele, as lâmpadas LED ainda têm custo maior que a tecnologia tradicional, mas com o tempo e com o ganho de escala pelas novas instalações, essa diferença de preços tende a diminuir e se consolidar uma alternativa cada vez mais viável, além de mais vantajosa.

 

“A substituição das lâmpadas convencionais pela iluminação LED é uma forte tendência, em virtude das vantagens relacionadas à durabilidade e ao consumo de energia. Isto porque a energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor, evitando-se assim o desperdício de energia”, disse. Além da economia de energia elétrica, ele ressalta que essa nova iluminação contribui para a melhoria da segurança no tráfego de automóveis e nas ruas, o aumento do tráfego de pedestres em locais antes abandonados por serem mal iluminados, bem como o melhor aproveitamento de áreas de lazer.

 


Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email