Prefeitura responde a requerimento sobre barragens existentes no Município

Publicado em: 08 de março de 2019

O vereador Celso Ávila (PV) recebeu resposta da Prefeitura, assinada pelo secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, referente ao Requerimento nº 100/19, por meio do qual o parlamentar solicitava informações a respeito das barragens existentes em Santa Bárbara d´Oeste. O vereador protocolou esse requerimento depois de receber varias indagações de munícipes, logo após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG).

 

No ofício enviado à Câmara, Maiello informa que existem quatro barragens sob responsabilidade do DAE (Departamento de Água e Esgoto), todas feitas de aço maciço e de terra, com estrutura hidráulica de concreto. Ainda segundo Maiello, essas barragens (Santa Alice, Cillos, Areia Branca e São Luiz) são fiscalizadas semanalmente por servidores municipais.

 

Celso questionou também, caso alguma das barragens se rompesse, quais seriam os danos ambientais e humanos na região onde estão localizadas. Na resposta da Administração Municipal, o parlamentar foi informado que o DAE já realizou levantamentos planialtimétricos, sondagens, estudos hidrológicos com simulações para chuva de retorno de 500 anos, em todos os barramentos. O secretário também informou que a autarquia é pioneira na elaboração do plano de Segurança de Águas, acompanhado de instituições de pesquisas e órgãos federais e estaduais de fiscalização. Em breve o plano estará disponível para consulta pública. Ainda segundo Maiello, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) emitiu recentemente as outorgas (aprovação) dos quatro barramentos sob responsabilidade do DAE.

 

O vereador aproveitou o requerimento para questionar como estão os níveis dos reservatórios no município de Santa Bárbara para os próximos meses, sendo informado que níveis estão em 95%. Ainda no documento encaminhado ao vereador, o secretário de Governo informou que existe capacidade de atendimento da população, mas, entretanto, é fundamental que o consumo de água seja responsável.


Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email