Em resposta a vereador, Prefeitura informa que já dispõe de Sertralina na rede pública

Publicado em: 08 de março de 2019

O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), recebeu, nesta semana, resposta da Administração Municipal a requerimento de informações a respeito da falta de Sertralina na rede pública de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste. Quando apresentou os questionamentos, o parlamentar afirmou ter sido procurado por munícipes, os quais reclamavam da falta desse remédio na rede municipal. Na resposta encaminhada ao parlamentar, o secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, afirmou que a medicação Sertralina esteve em falta em um curto período no começo do ano, mas que já está disponível.

 

No pedido de informações, Joi ressaltava que esse é um medicamento de uso contínuo e que a falta dele poderia comprometer o tratamento de muitos pacientes. Na resposta ao parlamentar, Maiello também destacou que o Município possui as medicações fluoxetina 20mg e amitriptilina 25mg, as quais possuem as mesmas indicações para tratamento de ansiedade e depressão. Ainda na resposta ao vereador, Maiello explicou que, durante o período temporário e eventual do desabastecimento, seja da sertralina ou de outro medicamento, o profissional que prescrever esse medicamento pode avaliar cada caso e realizar as condutas pertinentes, inclusive indicando outra medicação para continuidade do tratamento.

 

A respeito do motivo da falta desse medicamento na rede municipal, o secretário de Governo explicou que a sertralina possui contrato vigente, porém, devido às dificuldades logísticas por parte das empresas e laboratórios, ocorreram lapsos no fornecimento, os quais já foram equacionados. Além disso, Maiello ressaltou que o Município tomou as medidas administrativas cabíveis para solucionar essas questões e que a Secretaria Municipal de Saúde sempre trabalhou com planejamento. Segundo ele, no entanto, eventualidades podem ocorrer e, mesmo assim, outra medicação pode ser indicada para o paciente.


Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email