Em resposta a vereador, Prefeitura informa tratamento anual contra insetos em toda rede de esgoto

Publicado em: 03 de janeiro de 2019

O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), recebeu, hoje (3), resposta ao Requerimento 1.454/2018, por meio do qual pede informações referentes à existência de Plano de Ação para dedetização de bueiros, galerias e poços de visita do Município, principalmente dos bairros que se encontram com infestação de animais peçonhentos. Na resposta, assinada pelo secretário de Governo, Rodrigo Maiello, a Administração informa que o Município realiza ciclo anual de tratamento químico em toda a rede de esgoto de Santa Bárbara d’Oeste, visando à eliminação de insetos (principalmente baratas). Também de acordo com Maiello, a última desinsetização da rede de esgoto ocorreu entre abril e julho de 2018, e a próxima deve ocorrer no mesmo período de 2019.

 

Ainda na resposta, o secretário municipal de Governo informou que a equipe de Agentes de Controle de Vetores, da Divisão de Controle de Vetores, atende diariamente todas as solicitações referentes ao aparecimento/dúvidas com relação, recebidas em demanda espontânea por meio de protocolos, sistemas de ouvidoria, telefone, e-mail e pessoalmente. Durante o atendimento, os solicitantes são orientados quanto às medidas preventivas necessárias para impedir o acesso, abrigo e proliferação de escorpiões no imóvel, bem como sobre as ações a serem tomadas em caso de acidentes. Ele também explicou que todas as notificações dos acidentes ocorridos com escorpião geram ordem de serviço, para o diagnóstico das condições ambientais e orientação aos moradores do local de ocorrência a respeito de medidas preventivas a serem adotadas. Além do atendimento da demanda, o Município realiza visitas casa a casa para orientações nas áreas com maior incidência.

 

Maiello também informou que o Ministério da Saúde não recomenda o uso de tratamento químico para controle de escorpiões, sugerindo apenas a higienização dos imóveis, eliminação de possíveis abrigos e vedação de aberturas da rede de esgoto, assim como frestas em muros e paredes. O secretário de Governo, no entanto, não respondeu ao vereador sobre quais são os bairros infestados com escorpiões no Município. Ele se limitou a dizer que essas informações estão disponíveis para consulta, mediante prévio agendamento.


Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email