Projeto institui Semana de Conscientização, Combate e Prevenção do Escorpionismo

Publicado em: 29 de novembro de 2018

O vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM), protocolou, nesta semana, o Projeto de Lei 90/2019, que institui a Semana da Conscientização, Combate e Prevenção do Escorpionismo (processo de envenenamento causado por escorpião) em Santa Bárbara d’Oeste. Caso o projeto seja aprovado, essa semana será realizada, anualmente, no mês de setembro. O objetivo principal dessa semana é conscientizar a população para evitar fatalidades, utilizando-se de medidas preventivas e corretivas.

 

De acordo com a propositura, essa campanha, além de conscientizar a população dos inimigos naturais ao controle preconizado para o escorpionismo, desempenha também o incentivo ao exercício da cidadania, contribuindo com a saúde pública e promovendo a tranquilidade no Município. Na exposição de motivos do projeto, o vereador afirma estar muito preocupado com os recentes acidentes com escorpiões no Município, um dos quais recentemente causou a morte de uma criança, e destaca que o intuito da propositura é despertar o exercício da cidadania, visando a orientar e divulgar informações em uma linguagem acessível para a promoção da saúde.

 

“Tanto o Poder Público, quanto a sociedade têm direitos e deveres no que tange à promoção de políticas públicas voltadas à promoção da saúde. Se não houver empenho de ambos na prevenção, não atingiremos os propósitos com o objetivo de envolver a população no combate aos escorpiões, por meio de ações integradas e efetivas, refletindo na continuidade de cuidados ao longo do ano”, afirmou. Ainda de acordo com Jesus, o controle preconizado para o escorpionismo deve ser monitorado ao longo do ano todo, ano após ano, devendo apresentar resultados positivos quando a população apresentar mudanças comportamentais que se refletirão na diminuição dos índices de acidentes e de infestação. O vereador ressalta também que a instituição de uma semana por ano dedicada ao estudo do escorpionismo nas escolas do município seria uma medida educativa que viria contribuir para a prevenção dos acidentes e controle desse tipo de fatalidade.


Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email