Câmara começa a implantar sistema de energia solar; obras devem ser concluídas até o final de novembro

Publicado em: 29 de outubro de 2018

Teve início, nesta segunda-feira (29), a instalação dos painéis solares para a produção de energia para a sede do Legislativo barbarense. Na semana passada, a empresa Vento Sul Engenharia Ltda., vencedora da licitação promovida pela Câmara, trouxe todo material necessário e iniciou a implantação da estrutura onde serão instalados os painéis. A previsão é de que essa obra seja concluída até o final do próximo mês. O presidente da Câmara, vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), acompanhou o início dos trabalhos nesta manhã.

 

No total, a Câmara de Santa Bárbara d’Oeste vai investir R$ 260 mil no sistema de produção de energia solar fotovoltaica, com uma potência de pico igual a 70,2 kWp. A expectativa da Diretoria Administrativo-Financeira da Câmara é que a economia do Legislativo com contas de luz seja de cerca de R$ 8 mil por mês, o que implica no retorno desse investimento em menos de quatro anos. “Assumi a presidência da Câmara com esse objetivo, de implantar um sistema de energia renovável e sustentável, que além de contribuir para a economia de dinheiro público, seja benéfico ao meio ambiente”, afirmou Kadu, destacando que a inauguração desse sistema de energia solar deve coincidir com as comemorações dos 200 anos de Santa Bárbara d’Oeste.

 

Energia Fotovoltaica

 

A instalação de painéis solares em residências, empresas ou órgãos públicos ajuda a combater as emissões de gases do efeito estufa e reduz a dependência dos combustíveis fósseis como o petróleo. Um sistema fotovoltaico padrão de 6kWp, por exemplo, vai evitar a emissão de gases poluentes durante toda a sua vida útil (30 anos) equivalente a plantar árvores em 10 campos de futebol inteiros. Esse mesmo sistema economizaria água de seis piscinas olímpicas em comparação com uma hidrelétrica, assim como 79 toneladas de carvão queimado ou 500 mil quilômetros rodados com gasolina.


Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email