Falta de psiquiatras na rede pública motiva pedido de informações à Prefeitura

Publicado em: 07 de maio de 2018

O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), protocolou, na Câmara, requerimento de informações à Administração Municipal, mais especificamente à Secretaria Municipal de Saúde, com relação à quantidade de médicos psiquiatras que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar afirma que acompanha há anos a falta de psiquiatras suficientes para atender a demanda no município e que muitos casos são entregues para dar continuidade ao tratamento a médicos generalistas da Rede Municipal de Saúde.

 

O vereador cita diversas doenças que deveriam ser tratadas por um profissional da psiquiatria, mas relata que munícipes reclamam da demora em conseguir uma consulta, muitas vezes sendo obrigados a passar por um psicólogo, o que não é o ideal. Dr. José também cita que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o ideal seria que os municípios contassem com nove profissionais de psiquiatria para cada 100 mil habitantes.

 

No requerimento, Dr. José indaga a quantidade de médicos psiquiatras que prestam atendimento no Município. Ele também pergunta se esse número é suficiente e quais medidas a Administração Municipal propõe para solucionar o problema na demora em marcar uma consulta. Em caso de resposta negativa, questiona se existe previsão da Prefeitura para contratar mais profissionais. Por fim, ele indaga qual é o prazo para regularizar o atendimento desta especialidade no município.


Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email