Vereador recebe respostas sobre serviços prioritários a gestantes no Município

Publicado em: 13 de abril de 2018

O presidente da Câmara barbarense, vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), recebeu nesta semana, a resposta do Requerimento 356/2018, a respeito de atendimento prioritário a gestante no município de Santa Bárbara d’Oeste. De acordo com o vereador, a propositura foi motivada após gestantes e familiares apresentarem estas dúvidas, inclusive para mulheres grávidas que sofreram quedas e não tiveram as devidas informações necessárias sobre o ocorrido e a vida do bebê.

 

No requerimento, o presidente da Câmara questiona se a Prefeitura garante a prioridade no atendimento às gestantes ou serviços específicos de emergência nos Prontos Socorros municipais, quais os serviços disponíveis de acompanhamento para gestantes até o nascimento do bebê e se os serviços da Rede Cegonha estão em pleno funcionamento no município. “Toda mulher tem direito a realizar exames de acompanhamento pré-natal e dar à luz com segurança”, disse Kadu.

 

O vereador ainda destacou que acredita que muitas mães não têm conhecimento sobre seus direitos e que o Poder Público falha na divulgação destes serviços. Na propositura, Kadu pediu também para citar quais os canais efetivos em nossa cidade para população registrar denúncias, elogios, informações, reclamações e sugestões relacionadas à saúde pública. 

 

Como resposta, Kadu foi informado que as gestantes atendidas nos Prontos Socorros municipais também obedecem o protocolo de classificação de risco, considerando a gravidade de cada caso, e que todas as mães gestantes têm direito a consultas de pré-natal e a participação em grupos educativos. Foi dito ao vereador também que as mães podem contar com leito à gestante no Hospital Santa Bárbara em casos mais graves, oferecido como benefício por meio do programa Rede Cegonha. Por fim, foi informado de que as mães e familiares podem registrar elogios dúvidas e reclamações relacionadas à saúde por meio do telefone 0800-770-6378 ou diretamente na rua Graça Martins, 436 no Centro.


Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email