Notícia

Encaminhar esta notícia Imprimir esta notícia Aumentar fonte Diminuir fonte

Vereadores rejeitam parecer contrário e aprovam um projeto de lei e 23 moções durante a sessão

28/11/2017

Os vereadores barbarenses rejeitaram um parecer contrário e aprovaram um projeto de lei, além de 23 moções, nesta terça-feira (28), durante a 44ª Reunião Ordinária de 2017. Inicialmente, os parlamentares rejeitaram, com 16 votos contrários, o parecer contrário ao Projeto de Lei 128/2017, de autoria do vereador Felipe Sanches (PSC), que institui o Programa “Domingo Cultural”. Com a rejeição do parecer, o projeto volta a tramitar nas demais comissões do Legislativo antes de ser apreciado em Plenário quanto ao tema da propositura.

A pedido do vereador Edivaldo Meira, o Batoré (SD), foi adiada nesta tarde a votação do parecer contrário da Comissão Permanente de Justiça e Redação ao Projeto de Lei 129/2017, que dispõe sobre criação do ‘Programa de Teleassistência ao Idoso’.

Ainda na sessão, os parlamentares aprovaram, com 16 votos favoráveis, o Projeto de Lei 135/2017, que institui e inclui no calendário cultural do Município o ‘Encontro de Orquestra de Violas’.

Moções

Além das 22 moções previstas na Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram, também, a Moção 926/2017, de autoria do vereador Carlos Fontes (PSD), que manifesta apelo à Administração Municipal para que proceda a troca de lâmpadas queimadas nos bairros Terras de Santa Bárbara e Jardim Souza Queiroz.

Também foram aprovadas quatro moções de autoria do vereador Antônio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT). As moções 876 e 884/2017 manifestam apelo ao Poder Executivo Municipal e aos órgãos competentes pela limpeza de área, roçagem de mato, poda de árvores e instalação de área de lazer em terreno da Municipalidade localizado na rua Ubirajara Alves, no Jardim das Orquídeas, e em área de lazer e terreno público entre as ruas Natal, Belém, Teresina e Ilhéus, no bairro Cidade Nova. Na Moção 885/2017, o parlamentar apela ao Poder Executivo e aos órgãos competentes, para que proceda urgentemente com a limpeza em uma viela localizada entre as ruas Francisco Alves e Alfredo Groppo, entre os bairros Jardim Europa IV e Parque Zabani. A última moção desse parlamentar, a Moção 886/2017, manifesta apelo para que seja feita a construção urgente de canaleta ou outras providências na rua Mossoró, na esquina com a rua Olinda, no bairro Planalto do Sol.

De autoria do vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), foi aprovada a Moção 877/2017, que manifesta apelo à empresa NET Serviços de Comunicação para expansão de sua rede de cabos e de serviços no bairro Jardim Europa e adjacências.

De autoria do vereador Cláudio Peressim (PEN/Patriota), foi aprovada a Moção 879/2017, que manifesta apelo ao prefeito e ao setor competente quanto à instalação de iluminação na rua Orlando Bragalha, em frente ao número 543, no Vale das Cigarras.

Também foram aprovadas sete moções de autoria do vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM). Na Moção 878/2017, o vereador apela ao Poder Executivo e ao setor competente, para que realize manutenção ou substituição dos equipamentos do “Parquinho Infantil” da EMEFEI Prof.ª Terezinha de Jesus Soares Quinalha. Na Moção 880/2017, ele apela ao Executivo para realizar, em caráter de urgência, a extração de árvore localizada em frente a imóvel da rua do Estanho, no Mollon. Para esse mesmo bairro, por meio da Moção 881/2017, Jesus apela ao Executivo para alteração do sentido de trânsito de trecho da rua do Estanho, nas proximidades do Parque dos Jacarandás.

Outra Moção de autoria do vereador Jesus Vendedor, aprovada durante a sessão, a Moção 883/2017, manifesta apelo ao Executivo para a construção de cobertura na quadra da Emefei Prof.ª Terezinha de Jesus Soares Quinalha, no Vista Alegre. Na Moção 893/2017, Jesus apela ao Executivo pela instalação de redutor de velocidade na rua Sebastião Furlan, no Cruzeiro do Sul. Na Moção 894/2017, o parlamentar manifesta apelo ao Poder Executivo de Santa Bárbara d’Oeste e aos órgãos competentes quanto à criação e instalação de Ecoponto no Residencial Furlan. Em pareceria com o vereador Joel do Gás, Jesus também é autor da Moção 895/2017, que manifesta apelo ao Poder Executivo para limpeza em local público localizado atrás da Emefei Maria Augusta Canto Camargo Bilia, na avenida da Amizade, no Parque Planalto.

De autoria do vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), foram aprovadas as moções de número 888 a 892/2017. A primeira manifesta apelo ao prefeito pela implantação de rampas de acessibilidade e calçamento na rotatória entre as avenidas Prefeito Isaías Hermínio Romano, Brigadeiro Eduardo Gomes e Antônio Pedroso. A segunda, a Moção 889/2017,  manifesta apelo ao prefeito pela revitalização da sinalização de solo em ambos os lados na extensão da avenida Prefeito Isaias Hermínio Romano. Na Moção 890/2017, Joi apela para que seja transferido o ponto de ônibus do Bloco Amoreiras para o Bloco Araçá no Bosque das Árvores, com o intuito de dar maior acessibilidade aos cadeirantes do referido bloco. Na Moção 891/2017, Joi apela ao prefeito para que tome providências urgentes em relação à estrutura e atendimento do PS Edson Mano. Na Moção 892/2017, o vereador apela ao prefeito pelo término da pista de skate da praça Augusto Toledo, no Jardim São Francisco.

Os parlamentares devem aprovaram, ainda, duas moções de autoria do vereador Gustavo Bagnoli (DEM). Na primeira, a Moção 896/2017, ele apela ao prefeito, ao secretário municipal de Meio Ambiente e ao responsável pelo Centro de Zoonoses quanto à dedetização de bueiros e galerias nos bairros, buscando, assim, o combate às baratas, principal alimento dos escorpiões. O parlamentar, por meio da Moção 897/2017, apela também pela dedetização do Conjunto Habitacional Roberto Romano e pela conscientização dos moradores a respeito de medidas que evitem a proliferação do escorpião nesse bairro.

De autoria do vereador Isac Sorrillo (DEM), foi aprovada a Moção 898/2017, que manifesta apelo à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para instalação de postos de credenciamento para a emissão do cartão eletrônico aos idosos com idade entre 60 e 64 anos.

Os parlamentares aprovaram, ainda, de autoria do vereador Celso Ávila (PV), a Moção 882/2017, que apela ao prefeito para que tome as devidas providências quanto à erosão de solo na rua Croácia, no Jardim Europa IV.

Tribuna

Antes do início da sessão, a Tribuna Livre da Câmara foi utilizada pela técnica de enfermagem Fabiana de Paula Furlan, que integra o programa DST-Aids há 11 anos. Ela falou aos parlamentares e ao público presente no Plenário Dr. Tancredo Neves sobre o Dia Internacional de Luta contra a Aids.

Aplauso

Ainda durante a reunião, o vereador Paulo Monaro efetuou a entrega de moção de aplauso a Jobson Victor, João Neto e Maiara Martins, diretores do 3º Festival da “Cia de Dança JK”, cujo tema foi “A Bela e a Fera”.

Fabiana de Paula Furlan falou sobre o combate à AIDS

Paulo Monaro homenageou integrantes da Cia de Dança JK

Vereadores aprovaram um projeto e rejeitaram um parecer


Publicada por em 28/11/2017

Receba as notícias da Câmara em seu email