Notícia

Encaminhar esta notícia Imprimir esta notícia Aumentar fonte Diminuir fonte

Batoré propõe inclusão da campanha ‘Abril Marrom’ no calendário de eventos do Município

04/09/2017

O vereador Edivaldo Meira, o Batoré (SD), protocolou, na última sexta-feira (1º), o Projeto de Lei 109/2017, que institui a campanha “Abril Marrom” no Calendário Oficial de Eventos de Santa Bárbara d'Oeste. De acordo com a propositura, a Administração Municipal deverá compor uma comissão para organizar diferentes palestras e debates, entre outras ações, num mês dedicado à prevenção da cegueira e à conscientização sobre a realidade de pessoas cegas ou com deficiência visual severa.

Na exposição de motivos do projeto, Batoré afirma que, segundo dados do Censo 2010, existem mais 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão.  “A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que muitos brasileiros que são cegos, poderiam ter evitado a perda da visão caso tivessem recebido tratamento precocemente”, explicou, ressaltando que muitas doenças relacionadas à visão não apresentam sintomas e, por isso, são descobertas já em estágio avançado e de difícil regressão.

“É importante que campanhas como o ‘Abril Marrom’ venham conscientizar a população sobre a necessidade de acompanhamento médico especializado, para evitar que os problemas dos olhos se agravem e acabem resultando em cegueira”, disse Batoré. Para o vereador, é importante que as diferentes iniciativas do poder público e da iniciativa privada sejam reunidas e organizadas, garantindo mais eficiência no combate às diversas espécies de cegueira.

Vereador apresentou projeto na última sexta-feira, dia 1º


Publicada por em 04/09/2017

Receba as notícias da Câmara em seu email