Notícia

Encaminhar esta notícia Imprimir esta notícia Aumentar fonte Diminuir fonte

Gustavo Bagnoli homenageia pai e filho com Certificado de Vulto Emérito e Medalha Dona Margarida

07/08/2017

O vereador Gustavo Bagnoli (DEM) protocolou, na Câmara Municipal, duas proposituras, por meio das quais homenageia Acácio de Oliveira Lino, com o Certificado de Vulto Emérito, e Antônio Sérgio de Oliveira Lino, com a Medalha Dona Margarida.  Criado em 2010, o Certificado de Vulto Emérito tem por objetivo destacar personalidades do município que tiveram relevante participação na construção da história barbarense. Essa homenagem póstuma é entregue aos familiares do homenageado. Já a Medalha Dona Margarida, instituída em 1986, é outorgada a personalidades que prestam relevantes serviços na sua área de atuação à comunidade barbarense. Junto às proposituras, o parlamentar apresenta breve biografia dos homenageados.

Acácio de Oliveira Lino nasceu em Santa Bárbara d’Oeste em 1926, cursou o primário no grupo escolar “José Gabriel de Oliveira” e o ginásio no colégio interno Cesário Motta, em Campinas. Cursou o científico nem Jaboticabal e, posteriormente, entrou na Faculdade de Odontologia de Araraquara. Formou-se dentista em 1948 e, depois de graduado, trabalhou em seu consultório particular e também no mesmo grupo escolar onde havia estudado na infância. Em junho de 1950, casou-se com Giselda Flora Pedroso de Oliveira, com quem teve quatro filhos: Maria Helena, Silvia Helena, Flora Helena e Antônio Sérgio. Foi um dos fundadores do Lions Clube de Santa Bárbara d’Oeste e presidente da entidade filantrópica. Durante sua gestão, trouxe para o Município os restos mortais de Dona Margarida, a fundadora da cidade. Também foi um dos fundadores da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) de Americana e da Junta Apuradora de Santa Bárbara d’Oeste. Morreu, aos 90 anos, em 16 de março deste ano.

Antônio Sérgio de Oliveira Lino nasceu em 17 de janeiro de 1967, quarto filho de Acácio e Giselda Flora. Iniciou seus estudos em 1974, no grupo escolar “José Gabriel de Oliveira”, onde seu pai atuou como dentista por 35 anos. Permaneceu nessa escola até a 6ª série, quando foi transferido para o colégio “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba. Prestou vestibular em 1984, sendo aprovado na Faculdade de Odontologia de Bauru, onde concluiu o curso em 1988. Em 1989 começou a trabalhar em seu próprio consultório e também na escola Maria José Margato Brocato. Em 1991, casou-se com Diva Maria Fracassi, professora, tendo dois filhos: Lucas e João Pedro. Em 2003, formou-se especialista em Periodontia pelo Conselho Regional de Odontologia. Atua há 29 anos com cirurgião dentista em Santa Bárbara d’Oeste.

Família de Dr. Acácio receberá certificado de Vulto Emérito

Antônio Sérgio de Oliveira Lino recebe Medalha D. Margarida


Publicada por em 07/08/2017

Receba as notícias da Câmara em seu email